quarta-feira, 13 de maio de 2009

MAQUETA (Olivais Sul)












No outro dia, durante o Festival Indie de Lisboa 2009, fui ao Cinema Roma (1957) que tal como a cervejaria Solmar (1954) me faz sempre imaginar como seria a estética "fifties" em Lisboa. Andando eu a espreitar os cantos da meio-abandonada cafetaria, enquanto se esperava pela hora de entrada, encontrei atrás de um desses painéis de patrocínios, onde os medias entrevistam os artistas, aquilo que me parece ser a maqueta original do bairro dos Olivais Sul (1959), esse grande símbolo do planeamento moderno em Portugal baseado na Carta de Atenas (1933).
E agora pergunto-me, não deveria isto estar no Museu da Cidade?
Já que não se a pode encontrar lá, reproduzo aqui as melhores panorâmicas (passo a publicidade), que o meu Sony Ericsson pode fazer...
É maravilhosa esta maqueta, toda ela em madeira.
A foto foi tirada do cruzamento da Av. cidade Lourenço Marques com a Av. de Berlim.

4 comentários:

Bill disse...

desculpa lá Nuno, foste ao Cinema Alvalade ou foste ao antigo Cinema Roma... hoje Fórum Lisboa?

Nuno Fonseca disse...

Ah! A minha dislexia...
Claro! Fui ao Fórum Lisboa, antigo Cinema Roma.

Nuno Fonseca disse...

Vou emendar, obrigado!

bookworm disse...

é claro que deveria estar no museu da cidade.

 
Add to Technorati Favorites